Ambiente de desenvolvimento

December 31, 2010 at 6:55 pm 1 comment

Olá!! Aderindo à onda de descrever o ambiente de desenvolvivento!

Muito obrigada @scaphe e @adrianoalmeida7 pelo convite para responder aos posts de vcs! (Respectivamente em http://bit.ly/eSd1Bv e http://bit.ly/gjVTvp )

  • Máquina e SO

Bom… ainda não tive grana pra comprar um Mac! uahauhaa! Enquanto isso, meu Asus G50VT dá conta do recado. Core 2 Duo T9400 2.53GHz com 4GB de RAM DDR2 e uma GeForce 9800GS. Não é muito, mas aguenta relativamente bem as ferramentas que uso (e também roda joguinhos legais e úteis tipo SC2 =D ) .

Tenho um desk de apoio também, com um quad core (Intel Q9300 com 2GB de RAM DDR2 800MHz Corsair Dominator).

Sobre o SO, andei com umas desavenças em 2010. Costumava ser Slack User, entretanto alguns Kernel Panic me forçaram a desistir dessa idéia. Há poucos meses migrei para Arch Linux, e recentemente, dada a facildiade do apt-get e das inumeras fontes que suprem os pacotes do Ubuntu, instalei essa distro também em minha máquina (embora deixo bem claro que não sou muito fã desta última hehehe). Também tenho Windows 7 instalado. Minhas 2 máquinas contém esses mesmos SOs, entretanto o desk ainda possui a versão do Ubuntu 9.10 e o note possui Ubuntu 10.10.

  • Tecnologias que trabalho

Atualmente estou numa empresa onde só usam Java 6. JSF, EJB 3, JBoss Seam, Glassfish 2, JBoss AS 5 são as principais tecnologias que utilizam por lá, junto com PostgreSQL e MySQL. Doses de Javascript também são requeridas =)

  • Tecnologias que tenho interesse e/ou já li sobre e/ou já fiz experimentos caseiros

A lista é bem grandinha… Hehehehe

Influenciada pelo pessoal da Caelum a entrar na onde do Programador Poliglota, passei a ler bastante sobre outras linguagens. C, C++, Java, Ruby e Python já estavam na minha lista desde 2009. Em 2010 se fortaleceram, além dessas já citadas, Scala, Erlang, Groovy. E recentemente, tenho lido algumas coisas sobre CLisp, Prolog (Linguagem declarativa! =D ) e Clojure.

Junto com as linguagens, vem alguns frameworks aliados. Rails 3 (SENSACIONAL!), Django, Akka (Actors Model) – de início com Java mas a promessa pra 2011 é partir pra cima dele com Scala, Grails, Spring, Spring Roo (achei mto legal esse cara, sério!), Play, Hibernate, EclipseLink, JSF2; Arquillian (esse cara promete, deem uma olhada), OpenEJB, TesteNG e alguns outros. Tenho todos esses caras aqui na minha máquina =)

Também me interesso muito por NoSQL – Já experimentei e li sobre alguns databases como MongoDB, Redis, Cassandra, Neo4j, Terrastore (e esse último vem me chamando bastante a atenção =D ).

Pra finalziar, também adoro eletrônica. Gosto de desenhar circuitos e de vez em quando projetar plaquinhas. Utilizo o Matlab, Ultiboard e Orcard. Tenho me aventurado um pouco com ARMs e Arduino também.

Espero aprender muito sobre SOA com o pessoal da @soaexpertbr em 2011!

 

  • Editores/IDEs

Para o trabalho registrado, atualmente estou com Eclipse Galileo + JBossTools. Usamos também Netbeans 6.9. E Maven. Muito Maven. Há… Maven. E muita paciência. Hauahua

Mas utilizo também Vim e Aptana. Gostaria bastante de testar o RubyMine.

 

  • Browser

Mozilla Firefox. (Firebug rulez!)

 

  • Software, “software de apoio” e multitasks

Postgre PgAdmin, Tweetdeck, Gmail, Pidgin; Eclipse, Netbeans; o diretório do Jboss sempre fica visível porque ele costuma entrar em deploy infinito (hehehe); e alguns outros, como algo onde possa consultar o ri facilmente; quando a linguagem é interpretada também deixo a mostra um espaço para que eu possa testar rapidamente algum comando no intrepretador, etc.

  • Source

SVN na empresa. Git (infinitamente melhor, na minha opinião).

  • Música

Muuiita música! Algumas locais, algumas playlists no meu Groovesahrk.Tudo menos pagode, funk, axé, sertanejo. Muito metal, rock, urban, old school, jmusic, trance, house, psy, clássicas, remixes, soft… Depende do tipo de código… Hahahahaha. XGH code tem q colocar algo bem calmo pra eu não perder a paciência.

Obrigada pelo convite!

Convido os amigos @enioz e @heronmedeiros pra entrar nessa!

 

Até a próxima! =D

Entry filed under: Uncategorized. Tags: .

Post relâmpago – solucionando problemas nada óbvios com Jboss e Eclipse Dev Chronicles #1

1 Comment Add your own

  • 1. Meu Ambiente de Desenvolvimento | Sprawling Mind  |  December 31, 2010 at 8:25 pm

    […] atenção e quem sabe em 2011 eu encaro essa. De frameworks cito os mesmos que a Hanelita citou na lista dela menos Grails, Spring Roo e Play mas incluindo Channel, Revactor, EM, entre outros…. Para […]

    Reply

Leave a Reply

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Calendar

December 2010
M T W T F S S
« Nov   Jan »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Most Recent Posts


